Rewind

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Inglourious Basterds

Foi com alguma ansiedade que fui assistir ao último filme de Quentin Tarantino - "Sacanas sem Lei". Eis uma curiosa tentativa de reescrever a História. Com as habituais cenas de humor negro de traço exagerado, mordaz e teatral Tarantino afirma aqui o seu estilo mais uma vez. As legendas em amarelo típicas do cinema classe B ou para cinema ou o pormenor de pôr as personagens a falarem a sua própria língua. Tudo isto constrói a história de Shosanna Dreyfus, judia que vê a sua família ser chacinada às mãos do coronel nacional socialista Hans Landa. Mais tarde, sob um outro nome torna-se proprietária de um cinema em Paris. Algures na mesma Europa ocupada o Tenente americano Aldo Raine conduz o seu bando numa perseguição feroz aos Nazis.

Este bando - conhecido como "Os Sacanas" acaba por se infiltrar com a ajuda da actriz alemã Bridget von Hammersmark no cinema de Shosanna onde o complot dos americanos para fazer ruir o corpo do Estado Nazi se alia ao desejo de vingança de Shosanna.

Curiosa a alusão ao cinema como arma e local para fazer colapsar um regime que, como o Nazi, se apoiava, sob a direcção de Joseph Goebbels, numa máquina de poderosa propaganda.

O humor e a inteligência de Tarantino numa provocação ao seu estilo.

"It´s a bingo!"

Sem comentários: