Rewind

domingo, 4 de janeiro de 2009

Estar presente no Natal

As coisas podem ser sempre maiores do que imaginamos. Ou, se as imaginamos grandes, enormes e maiores do que nós, por vezes, elas existirem fora de nós ou atingirem-nos com esse golpe certo da reciprocidade, é algo que sempre nos faz sentir bem na nossa pele.
O que se passou comigo foi há uns dias já. Foi num jantar de Natal em que se sentiram algumas ausências, talvez por viver ainda em nós quem não pode ou não quer estar presente.
A noite corria com essa sensação que nestas ocasiões sempre nos visita - isso de termos debaixo da pele o pensamento a fugir e a chamar por dias onde nos sentimos mais inteiros.
Admito que sempre balanço a vida nestas alturas. Nestas e noutras, em boa verdade. Mas nestas é sempre bom o que ganhamos estar connosco para o fazermos a nossa defesa contra os arbítrios da vida e do mundo.
Não sabia o que me esperava. E o que veio fez-me sentir pequeno e, todavia, a pessoa mais importante do Mundo.
Talvez tenha alguém ouvido a minha voz, ou tenham tido os meus pensamentos como destinatário um destino de bom humor. Não sei. O que quer que tenha sido, resultou para mim como um grande presente - o melhor, sobretudo pela altura em que veio.
A noite corria e os dias contavam-se para que chegasse alguém que tinha feito falta todo aquele tempo. E, na verdade, o que aconteceu foi que esse alguém chegou assim, de repente, para animar uma noite que adivinhava ser prosaica e para parar a contagem dos dias para o regresso.
Esse alguém estava ali, embrulhado na surpresa e no espanto, mas ali. E ainda hoje me pergunto como foi possível aquilo - o estar ali alguém que sempre quisemos que chegasse, por cima de catorze horas de voo e uma otite, só para nos fazer felizes. Percebi o que valia acima de quê. Guardei aquela noite como uma em que alguém me provou que nos podem ouvir, mesmo do outro lado do Atlântico e chegar assim, como uma luz no meio da escuridão da Vida que, de repente, pareceu mais pequena.
Nenhum Natal terá este sabor. Não há muitas noites como esta. Com pessoas como esta. Que me aconteceram a mim.
Lucky me!

Sem comentários: