Rewind

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Valkyrie

Este thriller histórico escrito por Christopher McQuarrie e realizado por Bryan Singer tem como pano de fundo a Alemanha Nazi da Segunda Guerra Mundial e narra a conspiração de 20 de Julho de 1944 levada a cabo por militares alemães para assassinar Hitler e usar a operação Valquíria para tomar conta do país. Tom Cruise assume o papel do coronel Claus Von Stauffenberg que foi o grande impulsionador desta que foi a última das quinze tentativas para derrubar Hitler levadas a cabo por alemães.

Foi um filme que me deixou satisfeito. Não é um grande filme mas vale pela sensação de que é feita Justiça. Dá-se voz à verdade que se esconde por detrás da História que se conta que é, em regra, a dos vencedores. Essa nossa visão das coisas transforma o lado dos vencidos numa amálgama uniforme que se aprende a detestar e a julgar toda por igual. Este filme prova que houve quem pusesse o interesse da Nação acima dos interesses próprios e da sua família.
Um hino ao heroísmo e à ideia de que não vale a pena vivermos num país que não reconhecemos como nosso. Um hino à ideia da luta constante.

Um filme razoável com uma excelente mensagem.

Sem comentários: